Objetos e formas tridimensionais são tema da nova exposição do CRCSP

postado em: Sem categoria | 0

Em 14 de setembro de 2017 foi inaugurada, no Espaço Cultural CRCSP, a mostra “Paixão pela Tridimensionalidade”, do artista luso-brasileiro Fernando Durão. As obras trazem a interação entre as formas geométricas e as cores para representar o espaço em três dimensões, foco da exposição.

A abertura da exposição foi realizada pelo vice-coordenador da Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural, João Edison Deméo, que apresentou o artista e destacou a importância da cultura como complemento ao conhecimento técnico dos profissionais da contabilidade. O integrante Oswaldo Pereira e o colaborador e presidente do CRCSP na gestão 1967-1968, Tikara Tanaami, também representaram a comissão.

A estreia contou com as presenças do presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC) e vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Irineu De Mula, e do presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugenio Cecchinato.

Significado das formas

A paixão pelas formas geométricas de Fernando Durão vem principalmente da onipresença delas no cotidiano, revelou o artista, que classifica seu estilo como pós-contemporâneo, com influências de escolas de Arte Moderna.

“A leitura que eu faço é a criação de uma arte abstrata a partir de produtos feitos em larga escala pela indústria, como botões e rolamentos. A esta linguagem, que vem do Concretismo, eu agrego uma proposta da Pop Art, buscando referências no imaginário popular”, explicou o artista.

Para ele, o expectador é também um cocriador de suas obras, contribuindo com sua percepção e subjetividade para dar lhes um novo significado. “Eu não nomeio meus quadros exatamente para não direcionar o olhar do público. Cabe aos visitantes, com sua bagagem cultural e sua sensibilidade, completarem as obras”, declarou Durão.

Serviço:

Mensalmente, o Espaço Cultural CRCSP recebe uma nova exposição de arte, realizada pela Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural e pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH). O evento tem entrada gratuita e, na noite de estreia, são arrecadados alimentos não perecíveis para entidades cadastradas no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad).

A mostra “Paixão pela Tridimensionalidade” pode ser conferida gratuitamente no Espaço Cultural CRCSP, até 27 de outubro de 2017. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *