Presidente Marcia inaugura primeira exposição cultural do CRCSP no ano

O Espaço Cultural CRCSP recebeu, em 1º de fevereiro de 2018, sua primeira exposição de arte do ano. A mostra “Voos Irônicos”, de Ricardo Amadeo, tem os pássaros como tema, a partir do qual o artista aplica cores e técnicas diversas para a criação das obras. A presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, fez a abertura da exposição, dando início à programação cultural do CRCSP em 2018.

Marcia agradeceu a presença dos profissionais e representantes da classe contábil e os convidou a participar das atividades culturais no Conselho. “Este é um projeto muito importante do CRCSP, que aproxima os profissionais da entidade e permite um momento de reflexão, necessário para o dia a dia de todos”, declarou a presidente.

O conselheiro do CFC e vice-presidente de Registro do CRCSP na gestão 2010-2012, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, esteve presente na estreia. “É sempre um prazer participar deste importante projeto do CRCSP, que aproxima os profissionais da contabilidade e pessoas da comunidade das artes plásticas”, declarou Monteiro, que foi conselheiro do CRCSP de 1998 a 2017, e coordenador da Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural.

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Antonio Eugenio Cecchinato, prestigiou a exposição e declarou que é missão das entidades contábeis promover atividades que agreguem conhecimento aos profissionais. “E a arte tem o poder de nos refrescar das dificuldades de nosso dia a dia. Ela é essencial para podermos navegar nos oceanos desta vida”, declarou Cecchinato, que foi conselheiro do CRCSP em gestões anteriores e integrou a Comissão de Projetos Culturais.

Além da presidente, representaram o CRCSP os vice-presidentes de Administração e Finanças, José Donizete Valentina, de Desenvolvimento Profissional, João Carlos Castilho Garcia, e de Registro, Cibele Pereira Costa. Também estiveram presentes os conselheiros Caio Martins dos Santos, Emerson Aparecido Macedo, Flávia Augusto, Inez Justina dos Santos, Marcelo Gomes de Barros, Mariano Amádio, João Edison Deméo, José Augusto Picão, Selma do Carmo Ribeiro e William Peterson de Andrade e o presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, Claudio Filippi.

Inspiração na Natureza

O pintor e artista plástico Ricardo Amadeo nasceu em São Paulo, mas hoje reside em Cotia, onde fica o seu ateliê. Formado em Artes Plásticas pela Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap), realiza trabalhos de pintura, desenho, escultura e cerâmica, é artista gráfico e professor de programação visual e editoração na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e na Faculdade Anhembi-Morumbi.

Ao falar sobre seu processo criativo, Ricardo Amadeo explicou que as diferentes representações de pássaros foram inspiradas em seu cotidiano, no qual mantém um contato próximo à Natureza. “É um trabalho de observação, mas com diferentes olhares e composições. Assim como existe uma grande diversidade de pássaros, também as percepções, do artista e do público, mudam a cada momento”.

Com um estilo abstrato-figurativo, o artista realiza um trabalho que vai além da observação e representação, pois transmite nas obras elementos da sua subjetividade. “Cada uma delas é um pouco do meu mundo”, declarou Amadeo.

Serviço:

Mensalmente, a Comissão CRCSP Cultural e Melhor Idade, em parceria com o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH), inaugura uma nova exposição de arte na sede do Conselho. A entrada é gratuita e, na noite de estreia, é feita a arrecadação de alimentos não perecíveis. As doações são destinadas a uma das entidades cadastradas no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad), sorteada na ocasião.

A mostra “Voos Irônicos” permanece em exibição no Espaço Cultural CRCSP até 2 de março de 2018 e pode ser conferida gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

O Espaço Cultural CRCSP está localizado na sede do Conselho, na Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis.