Espaço Cultural CRCSP tem exposição coletiva do Grupo de Arte Belenzinho

postado em: Eventos, Matérias | 0

Em 29 de novembro de 2018, o Espaço Cultural CRCSP recebeu uma nova exposição de arte: a mostra “Pintura e Poesia: Emoções em Harmonia”, do Grupo de Arte do Belenzinho. A mostra reúne 24 obras, de diferentes técnicas e estilos, que têm como temática o caráter poético das artes plásticas.

A vice-presidente de Registro do CRCSP, Cibele Pereira Costa, esteve presente na noite de estreia da exposição. A abertura da mostra foi realizada pelo coordenador da Comissão CRCSP Cultural, João Edison Deméo, que apresentou os artistas ao público.

O Grupo de Arte Belenzinho foi criado na década de 70, no bairro paulistano homônimo. Sob a orientação de Martins de Porangaba, os artistas se reúnem periodicamente para realizar trabalhos coletivos. Ao longo da sua trajetória, diversos nomes integraram o coletivo artístico. Atualmente, o grupo é formado pelos artistas plásticos Célia Ricco Garibaldi, José Jonas Almeida, Marlene de Andrade, Martins de Porangaba, Silvio Mello, Sonia Manno e Zanvettor.

Os artistas Marlene de Andrade, Martins de Porangaba, Silvio Mello, Sonia Manno e Zanvettor estiveram presentes na noite de estreia da exposição e falaram um pouco sobre o processo criativo do grupo.

Segundo o coordenador do Grupo de Arte Belenzinho, “a arte é a leitura de uma história a partir de uma representação. O tema, que nesta mostra é a poesia, é uma forma de convergir os diferentes olhares em um único propósito”, revelou o artista.

“Apesar de termos estilos diferentes, cada obra absorve um pouco de todos os integrantes do grupo”, afirmou Marlene. “São linguagens que se conversam e contribuem mutuamente”, completou Sônia.

As exposições de arte na sede do CRCSP são promovidas em parceria com o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH). A entrada é gratuita e, na noite de estreia, há a arrecadação de doações para entidades assistenciais. Nesta edição, houve uma arrecadação especial de bonés para entidades de apoio a pacientes com câncer, em decorrência do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata.

A mostra “Pintura e Poesia: Emoções em Harmonia” permanece em exibição no Espaço Cultural CRCSP até 4 de janeiro de 2019. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Espaço Cultural está localizado na sede do CRCSP, na Rua Rosa e Silva, 60, no bairro de Higienópolis da capital paulista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *