Pesquisas como a da empresa brasileira de consultoria Posiciona ou da americana McKinsey & Company apontam que empresas que promovem a diversidade e inclusão em seus quadros são mais lucrativas, com retornos financeiros até 25% maiores que a média do mercado.
Melhores índices de atração e retenção de talentos, o engajamento criado entre os funcionários e a melhoria na comunicação da empresa com diferentes públicos são alguns dos itens apontados pela McKinsey como razões para o melhor resultado das empresas inclusivas.
Para o educador e secretário Executivo do Fórum de Empresas e direitos LGBT+ em São Paulo, Reinaldo Bulgarelli, há um extenso campo de especialização e estudos em temas LGBT. Bulgarelli, autor do livro Diversos Somos Todos – Valorização, Promoção e Gestão da Diversidadee especialista no tema diversidade e inclusão no ambiente corporativo, acredita que é possível e necessário construir ambientes que promovam a justiça, busquem resultados inovadores e superem os obstáculos que estão presentes na sociedade.
“Um dos pontos positivos da diversidade é a conexão com a realidade na qual a empresa realiza seus projetos. Em um cenário de tendências, desafios e possibilidades é construtivo criar um ambiente diverso, onde os indivíduos tenham como base o respeito”, destacou Bulgarelli.
Reinaldo ressalta ainda a importância do trabalho desenvolvido por fóruns e grupos de trabalho para a criação de ambientes inclusivos no Brasil. “Criei vários destes fóruns ao longo dos últimos dezesseis anos em que trabalho com o tema no Brasil. Estamos avançando sim, e o tema tem demonstrado sua capacidade de adição de valor e de tornar as empresas mais competitivas. Exatamente porque estão fazendo a coisa certa, do ponto de vista da ética e das demandas da sociedade moderna”, revelou o educador.
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