Promovendo a diversidade no ambiente de trabalho

postado em: Notícias | 0

Pesquisas como a da empresa brasileira de consultoria Posiciona ou da americana McKinsey & Company apontam que empresas que promovem a diversidade e inclusão em seus quadros são mais lucrativas, com retornos financeiros até 25% maiores que a média do mercado.

Melhores índices de atração e retenção de talentos, o engajamento criado entre os funcionários e a melhoria na comunicação da empresa com diferentes públicos são alguns dos itens apontados pela McKinsey como razões para o melhor resultado das empresas inclusivas.

Para o educador e secretário Executivo do Fórum de Empresas e direitos LGBT+ em São Paulo, Reinaldo Bulgarelli, há um extenso campo de especialização e estudos em temas LGBT. Bulgarelli, autor do livro Diversos Somos Todos – Valorização, Promoção e Gestão da Diversidadee especialista no tema diversidade e inclusão no ambiente corporativo, acredita que é possível e necessário construir ambientes que promovam a justiça, busquem resultados inovadores e superem os obstáculos que estão presentes na sociedade. 

“Um dos pontos positivos da diversidade é a conexão com a realidade na qual a empresa realiza seus projetos. Em um cenário de tendências, desafios e possibilidades é construtivo criar um ambiente diverso, onde os indivíduos tenham como base o respeito”, destacou Bulgarelli.

Reinaldo ressalta ainda a importância do trabalho desenvolvido por fóruns e grupos de trabalho para a criação de ambientes inclusivos no Brasil. “Criei vários destes fóruns ao longo dos últimos dezesseis anos em que trabalho com o tema no Brasil. Estamos avançando sim, e o tema tem demonstrado sua capacidade de adição de valor e de tornar as empresas mais competitivas. Exatamente porque estão fazendo a coisa certa, do ponto de vista da ética e das demandas da sociedade moderna”, revelou o educador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *