CRCSP apoia a campanha Novembro Azul, para a prevenção ao câncer de próstata

postado em: Notícias | 0

Como faz todos os anos, o CRCSP mais uma vez participa da campanha Novembro Azul e, no mês internacional de prevenção ao câncer de próstata, realizará uma série de atividades sobre o tema, para orientar e conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A campanha Novembro Azul do Conselho é desenvolvida pela Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal do CRCSP.

O câncer de próstata é o segundo tipo de doença oncológica mais comum entre o público masculino, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).  Ele também é responsável por cerca de 28% dos óbitos entre os homens que desenvolvem neoplasias malignas, de acordo com o Ministério da Saúde.

Por ser uma doença que evolui, na maioria das vezes, de forma silenciosa nos períodos iniciais, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas perceptíveis, o que torna sua identificação ainda mais difícil. Por este motivo, é tão importante a realização de exames para sua detecção.

O diagnóstico realizado nos estágios iniciais da doença aumenta a efetividade do tratamento. Além disto, é importante manter hábitos saudáveis como forma de evitar esta e outras doenças.

Homens a partir dos 45 anos e que possuam fatores de risco ou que estejam acima dos 50 anos, caso não tenham estes fatores, devem se consultar com um urologista para saber mais sobre os exames disponíveis.

 

Fonte: https://www.crcsp.org.br/portal/home/novembro-azul.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *