Estão abertas as inscrições para o Seminário CFC de Jovens Embaixadores Globais

postado em: Matérias | 0

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vai realizar, no dia 14 de novembro, das 14h às 18h30, em sua sede, em Brasília (DF), o Seminário CFC de Jovens Embaixadores Globais. Com o tema “Jovens Profissionais Contábeis – Liderança, Empreendedorismo e Responsabilidade Social no Mundo dos Negócios”, o evento é voltado aos estudantes de Ciências Contábeis e aos jovens profissionais da área. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Acesse: http://cfc.org.br/eventoscfc/seminario-cfc-de-jovens-embaixadores-globais/.

A programação do seminário será aberta em solenidade que terá a participação do presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; a presidente da International Federation of Accountants (Ifac), Olivia Kirtley; a presidente Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro; o coordenador da Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis do Brasil, Joaquim Bezerra, e jovens líderes da Contabilidade no mundo.

Em seguida, às 14h30, será realizado o Painel 1, com o tema “Jovens Lideranças Contábeis do Brasil – Um Case de Sucesso”. Um dos painelistas será Joaquim Bezerra. No Painel 2, que terá como tema “Jovens Profissionais Contábeis – As Experiências no Mundo”, contará com apresentações de jovens líderes profissionais da Ifac.

O público esperado para o seminário é de até 200 pessoas.

Histórico: Projeto Jovens Lideranças Contábeis

De acordo com o coordenador da Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis do Brasil, Joaquim Bezerra, há 20 anos um grupo e estudantes de Ciências Contábeis no Brasil consolidou o Movimento Estudantil de Ciências Contábeis (Mecic), que já realizava eventos de estudantes, há mais de uma década. “Desde a década de 1980 que os estudantes de Ciências Contábeis faziam, no Brasil, fóruns de discussões sobre a profissão. Porém, foi há 20 anos, em João Pessoa (PB), durante a realização de um Conselho Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis (Conecic), que foi estruturado o Mecic, e dessa forma, em todo o Brasil, as entidades estudantis de Ciências Contábeis passaram a se organizar para a realização dos eventos e as discussões dos temas inerentes à profissão contábil”, recorda Bezerra, que na época era estudante e participou daquele momento como líder estudantil.

Para o coordenador da Comissão, esse movimento passou a ganhar espaço na classe contábil brasileira com a entrada dos jovens na profissão. O Sistema CFC/CRCs, a partir daí, passou a reconhecer, no projeto Jovens Lideranças Contábeis, “um ideal para preparar o amanhã de uma classe que só tende a crescer e a se fortalecer”.

Algumas das linhas de atuação do projeto, que hoje está presente em todo o Brasil, são: sensibilizar estudantes a respeito da importância das Ciências Contábeis, como motivação para a escolha da profissão; promover a integração e a participação dos estudantes nos eventos e nas ações do Sistema CFC/CRCs; desenvolver ações conjuntas com o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), com a finalidade de fomentar a responsabilidade social; investir no desenvolvimento de jovens lideranças contábeis e realizar eventos para disseminar o fortalecimento e a valoração da profissão, o empreendedorismo, a responsabilidade social e a ética.

Conforme informação de Joaquim Bezerra, o projeto atual, denominado Jovens Lideranças Contábeis, é o aperfeiçoamento do movimento de integração estudantil e representa a consolidação do projeto CFC Jovem, atualmente presente em todos os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), com suas respectivas comissões constituídas. “Trata-se de um trabalho que, nos últimos anos, já envolveu mais de dez mil pessoas, direta e indiretamente, sem falar na realização de diversas ações, com a participação de milhares de estudantes e jovens profissionais”, afirma o coordenador nacional, destacando, entre os eventos, o Fórum Nacional de Jovens Lideranças Contábeis, realizado durante a programação do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), em Fortaleza (DF).

Jovens líderes globais

“Este projeto, que se iniciou nos centros acadêmicos, nas empresas juniores, nas universidades e nos Conselhos de Contabilidade, hoje conquista o mundo, tendo sido escolhido pela Federação Internacional de Contadores (Ifac) como um case para ser apresentado aos representantes de vários países, que estarão no evento a ser realizado, em novembro, no CFC”, destaca Bezerra.

No dia 15 de novembro, na sede do CFC, haverá o Fórum de Jovens Embaixadores Globais, que será exclusivo para os representantes de cerca de 20 países. Nesse evento, a Comissão Nacional Jovens Lideranças Contábeis do CFC irá apresentar a experiência brasileira.

O compartilhamento de informações sobre as ações desenvolvidas no Brasil com as experiências de vários outros países, segundo Bezerra, será uma iniciativa bastante proveitosa para aqueles que estão começando na profissão.

Fonte: Comunicação CFC – Maristela Girotto.