CRCSP motiva e inspira mais de 2.200 alunos no 5º Encontro de Estudantes do Estado de São Paulo

postado em: Matérias | 3

Em 5 de novembro de 2016, aconteceu o 5º Encontro de Estudantes de Contabilidade de São Paulo. Maior evento para alunos de Ciências Contábeis do estado, este ano o Encontro reuniu mais de 2.200 participantes na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo.

O evento é organizado pelo Grupo de Trabalho para Apoio à Comissão do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil (Comissão CRCSP Jovem) e este ano teve o lema “Encontro de Novos Talentos”.

A abertura foi realizada pelo presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, que falou sobre a importância dessa busca por conhecimento por parte dos estudantes e declarou que o CRCSP estará sempre ali para apoiá-los.

“Um sábado diferente, estamos muito contentes com a participação de um grande número de alunos e, especialmente, de estudantes do interior do estado, que viajaram para estar aqui hoje. É bonito ver esses jovens se espelhando nos palestrantes que trouxemos para o evento. Eu mesmo estudei com os livros do professor Eliseu. Isso é muito gratificante”.

Gildo falou ainda sobre a força da Contabilidade e desmistificou o receio que alguns alunos têm sobre o futuro da profissão que eles escolheram. “A Contabilidade nunca irá acabar, ela é preponderante no mundo dos negócios e necessária para o controle da gestão. Então, vocês estão no caminho certo. O que precisam é isso que vieram fazer aqui, se modernizar e adquirir conhecimento para conseguir, assim, agregar valor e atender às expectativas das organizações que os contratar. Nossas inteligências precisam ser desenvolvidas para acompanhar a evolução da Contabilidade”.

O coordenador da Comissão CRCSP Jovem, Paulo Roberto Martinello Júnior, também deu as boas-vindas ao público e agradeceu a participação de todos que contribuíram para a organização do evento.

“Estou muito feliz por ver tantos alunos presentes. Estou contente também por ter tido a oportunidade de ser coordenador da Comissão em um momento tão especial”.

Paulo explicou que o 5º Encontro fez uma espécie de retrospectiva, trazendo dois grandes palestrantes que já participaram do evento em edições anteriores.

Apresentações

A primeira palestra foi do doutor em Controladoria e Contabilidade Eliseu Martins, que falou sobre “O Rei da Contabilidade”, ou seja, quem realmente importa na profissão.

“As demonstrações contábeis devem ser feitas para o usuário, que é a pessoa mais importante da Contabilidade”,destacou Eliseu Martins.

O doutor em Contabilidade José Carlos Marion ministrou a segunda palestra da tarde sobre os desafios e as oportunidades para o sucesso profissional dos estudantes de Ciências Contábeis.

“Alguns levantamentos provam que existem mais de 50 especializações na área contábil. Vocês podem ser peritos, auditores, gerentes tributários, pesquisadores contábeis ou seguir tantas outras carreiras, mas essa escolha requer um planejamento. Vocês precisam identificar qual seu dom mais específico, qual conhecimento, talento e habilidade você tem em abundância”.

E para aumentar o clima de animação, o Professor Pachecão, um dos principais palestrantes motivacionais do país, apresentou a última palestra, contando um pouco de sua história. Ter persistência, coragem e estudar sempre foram algumas das dicas do palestrante, que é famoso por lecionar Física de uma forma descontraída e bem humorada.

“O ser homem é autodeterminante. É ele quem decide o que será, o que terá e o que fará”.

Autoridades contábeis

Participaram do encontro os vice-presidentes do CRCSP de Administração e Finanças, Marcia Ruiz Alcazar; de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Donizete Valentina; de Desenvolvimento Profissional, José Aparecido Maion; e de Registro, Neusa Prone Teixeira da Silva; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Jair Gomes de Araújo; e o vice-diretor cultural do Sindcont-SP, Claudinei Tonon.

Para Jair, este encontro é sinônimo de renovação de energia para os profissionais que estão no mercado e de inspiração para aqueles que estão começando. “Para nós, que já atuamos, é importante ver essa juventude e sentir que a profissão está em movimento. E para os estudantes, é importante estar perto desses ícones da Contabilidade, nos quais eles se espelham para atingir seus objetivos futuros”.

O presidente do Sindicato enfatizou a parceria do Sindcont-SP com o CRCSP. “Aproveitamos essa oportunidade de estar em um grande encontro do Conselho, para demonstrar aos alunos que é importante eles fazerem parte da nossa entidade. O Sindicato é o órgão que vai protegê-los individualmente”.

Os conselheiros do CRCSP Claudio Avelino Mac-Knigt Filippi, Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira, Márcio Zago, Niveson da Costa Garcia e Wanderley Aparecido Justi participaram do Encontro.

Também marcaram presença os delegados que representam o CRCSP no interior: de São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior; de Santo André, José Carlos Testa; de Jundiaí, Valdir Donizete Segato; de Osasco, José Augusto Corchog de Vasconcelos; de Guarulhos, Reginaldo de Azevedo; e de Mauá, Altino da Silva Dias.

Agradecimentos à Comissão

Representaram a Comissão CRCSP Jovem o vice-coordenador, Alexandre Ferezini e os membros Adriano Gilioli, Alexandre Juniti Kita, Flávia Augusto, Jairo Balderrama Pinto, Márcio Lerio da Silva, Priscila Cristina Provazi e Wanderley Aparecido Justi Júnior. Os colaboradores da comissão são o diretor financeiro da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Ricardo Pereira Rios e o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) Marcos Feijó Felipe.

De acordo com Feijó, é muito bonito ver tanta gente interessada em aprender cada vez mais sobre Contabilidade, uma profissão que oferece tantos caminhos para o sucesso e a estabilidade. Ele fez questão de enfatizar a importância da união entre Sescon-SP e CRCSP. “Essa é uma parceria antiga e muito forte. As entidades estão sempre juntas, fazendo tudo o que for possível para o crescimento do profissional contábil. Por isso, é tão fundamental que esses alunos se aproximem do Conselho e do Sindicato e usufruam de todos os benefícios. Vale muito à pena”.

O conselheiro do CRCSP Adriano Gilioli afirma que o Encontro de Estudantes já é um evento consolidado, principalmente, porque todos já sabem que os palestrantes são sempre de alto nível.

“Talvez esse encontro seja a única oportunidade que os alunos têm de conhecer pessoalmente os nomes mais importantes da Contabilidade. Um evento deste porte proporciona isso. Além disso, o conteúdo é oferecido de forma leve e descontraída”.

Opinião dos alunos

“Este é o primeiro evento de Contabilidade que participo e gostei muito. A palestra do professor Eliseu, que foi a mais técnica, foi destaque para mim. Ele abordou questões profundas do dia a dia da Contabilidade”.

Ana Paula Andrade de Carvalho, aluno do 6º semestre da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro (Fasic), de Cruzeiro.

“Eu já conhecia o trabalho do CRCSP porque, recentemente, a delegacia que representa o Conselho na minha cidade, realizou uma palestra em nossa faculdade. Sobre o evento, a frase que mais chamou a minha atenção foi do professor Eliseu, que disse que temos que nos preocupar e transmitir para o usuário da Contabilidade aquilo que é realmente relevante. Se vai mudar a opinião de alguém ou contribuir, então é relevante. Esse pensamento é muito importante para nós, jovens, porque sofremos por antecipação e, muitas vezes, por motivos que não são relevantes”.

Giulia Albarello, estudante do 6º semestre, também da Fasic.

“Estou aqui pela primeira vez, achando muito interessante por que nos dá umavisão muito clara das áreas em que podemos atuar. Meu sonho é trabalhar com consultoria”.

Joelma Ribeiro, aluna do 4º semestre, na Unip de Pinheiros

“Gostei muito das três apresentações, as duas primeiras mais técnicas e a terceira que nos trouxe muita alegria. Meu sonho é ter o meu próprio escritório”.

Victor Maia, universitário no 4º semestre, da Unip de Pinheiros

3 Responses

  1. Aline Brisola, Aluna do 7° Semestre da Uniesp de Avaré/SP

    Foi o primeiro evento que participei, muito organizado, palestrantes ótimos, as duas primeiras abriram meus horizontes, consegui olhar com mais clareza e com mais ânimo para a profissão, mas o Pachecão foi algo a parte, motivação a mil!!!

    Estou ansiosa para os próximos encontros!

  2. Raimunda irene da Silva Calisto

    Boa noite, já participei de palestra do crc do Ceará, são maravilhoso. Ficamos mais informado, principalmente nós estudantes de ciência contábeis. Agora estou em são Paulo. E gostaria de saber quando seria os dia dos encontros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *