CRCSP contribui para a formação de futuros profissionais da contabilidade

postado em: Matérias, Palestras | 1
Conselheiros e delegados participam de ação junto às instituições de ensino; nas próximas semanas vamos ouvir os palestrantes e IEs envolvidas

 

O CRCSP está realizando um trabalho intenso de relacionamento com as universidades do Estado de São Paulo que ministram cursos de Ciências Contábeis e também com escolas do Ensino Médio, apresentando a profissão contábil para quem ainda não decidiu que profissão seguir.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Aparecido Maion, explica que o principal objetivo dessa aproximação é mostrar aos alunos a importância da profissão contábil para o desenvolvimento de todo o país.

“Cientes dessa importância, eles buscarão sempre o conhecimento, atuarão devidamente registrados no Conselho e estarão prontos para o mercado de trabalho. O CRCSP se preocupa com a formação desses futuros profissionais da contabilidade e, por isso, está apresentando às instituições de ensino todas as ações do órgão que contribuem para aumentar os conhecimentos dos estudantes”.

Para o sucesso dessa ação, o Conselho está contando com o apoio e o conhecimento de conselheiros e delegados da entidade, que têm ministrado palestras em diferentes municípios do estado, falando sobre os desafios e as oportunidades na carreira contábil. Os registros das apresentações podem ser conferido no blog da Comissão CRCSP Jovem, que está apoiando o projeto.

Nesta semana, o informativo CRCSP Online conversou com um dos conselheiros que deu a sua contribuição. Eduardo José Rodrigues esteve, no Dia do Profissional da Contabilidade (25 de abril) com alunos de Ciências Contábeis de Hortolândia e conta um pouco de sua experiência como representante do Conselho ao lado dos jovens.

Nas próximas semanas, vamos ouvir a opinião de outros conselheiros e delegados sobre as palestras e as perspectivas para a Contabilidade. Vamos conversar também com as instituições participantes do projeto.

No dia 25 de abril você ministrou palestra na Faculdade Adventista, de Hortolândia, para estudantes de Ciências Contábeis. Como foi a experiência de fazer parte dessa nova iniciativa do CRCSP de estar ao lado dos jovens, contribuindo para que a Contabilidade tenha bons profissionais no futuro?
É sempre maravilhoso estar ao lado do jovem, em especial do estudante, que muitas vezes carrega uma enorme ansiedade e o desejo de sucesso profissional. Penso que a estratégia criada pelo CRCSP de estreitar o relacionamento com as instituições de ensino e alunos, permite-nos uma interação ativa com este público. Eles desejam informações sobre as oportunidades no mercado de trabalho e as condições de atuação profissional.

Nestes encontros, além de contribuir para o enobrecimento de nossa profissão, temos a oportunidade em desmistificar o fundamental papel do Sistema CFC/CRCs, divulgando as diversas ações mantidas pela entidade, que vão muito além do Exame de Suficiência e o registro profissional.

Quantas pessoas participaram?
Honrosamente, tive a oportunidade de representar o CRCSP e discorrer para um público de 180 alunos universitários sobre o cenário da Contabilidade no Brasil e as perspectivas futuras da profissão, destacando os impactos da harmonização das Normas Brasileiras de Contabilidade, as recentes atualizações das normas profissionais, especificamente no que tange as perspectivas advindas com a Educação Profissional Continuada  e o fundamental apoio oferecido pelo CRCSP aos profissionais da contabilidade.  Foi uma experiência incrível.

Que outros temas foram abordados?
Amante da Contabilidade, não pude deixar de externar a beleza desta profissão, o importante papel social desenvolvido pelo profissional da contabilidade e, é claro, a importância de nosso CRCSP. Procuramos demonstrar as diversas oportunidades no mercado de trabalho, na atuação em diversas funções como colaborador em empresas privadas, como empresários, como profissionais autônomos; na área de educação ou em autarquias e/ou em órgãos públicos. Objetivamente, tentamos demonstrar a real necessidade de estar preparado para o mercado de trabalho, destacando  a necessidade da Educação Continuada, a importância da participação ativa em entidades de classe para troca de experiências, a importância de nunca perder a visão generalista, mesmo tendo a oportunidade de especialização, e, por fim, a importância da ética como princípio básico profissional.

Você também é jovem. Conte um pouco sobre a sua decisão de seguir a profissão contábil. Quais os maiores desafios?
A fase pré-vestibular despertou em mim uma enorme vontade de me tornar um executivo na área de finanças, pois analisando o mercado de trabalho percebi que em uma economia nacional cíclica, este profissional nunca deixou de ser valorizado. Analisei também o conteúdo disciplinar das universidades e me apaixonei pela contabilidade ao perceber que, mais do que registrar atos e fatos, o profissional desta área tem em suas mãos um riquíssimo conteúdo gerencial e estratégico, fazendo da matéria uma ciência humana. Desde então, foram várias experiências ocupando funções distintas em empresas nacionais e multinacionais, sempre em gestão contábil. Hoje, percebo que os maiores desafios de minha carreira foram, na verdade, as maiores oportunidades.

As novas gerações encontram a Contabilidade em um momento diferente, onde tudo é informatizado. O que pensa sobre a importância do relacionamento próximo entre o empresário e o profissional da contabilidade?
Costumo dizer que a alta tecnologia sempre foi e sempre será uma forte aliada do profissional da contabilidade. É importante destacar que tais ferramentas tendem a otimizar os trabalhos operacionais que sempre foram muito intensos aos profissionais da contabilidade, especialmente no tocante às demandas do Fisco brasileiro. Com o processo de informatização, tem ficado claro que a assessoria contábil não se limita aos registros de atos e fatos. Entender a demanda dos clientes, buscar soluções estratégicas, atendendo às normas e regulamentos legislativos, planejar, controlar, avaliar riscos, oportunidades e resultados, sempre foi o verdadeiro papel do profissional da contabilidade. E isso tudo não se faz com um relacionamento que não seja próximo entre o cliente e o profissional.

Por que os jovens devem escolher a profissão contábil?
Pela grande chance de sucesso profissional, por ser uma das profissões mais promissoras do mercado, pela vasta oportunidade de atuação dentro das áreas relacionadas e também pela importância deste profissional no cenário social. Com dedicação, esforço e ética, o jovem colherá bons frutos enquanto profissional da contabilidade.

Quais as áreas mais promissoras atualmente da Contabilidade?
São muitas, em minha opinião. O profissional pode atuar como empresário contábil, consultor, contador geral, planejador tributário, analista financeiro, analista de custos, atuário, professor, pesquisador, escritor, parecerista, conferencista, contador público, agente fiscal de rendas, auditor, perito e outros. Entendo que a turbulência do cenário político nacional e os recentes escândalos envolvendo empresas de grande porte têm propiciado grandes oportunidades aos profissionais que se especializaram e que se dedicam à auditoria independente, perícia contábil, controles internos e investigações de fraudes.

Como as instituições podem solicitar as palestras do CRCSP?
De acordo com a área de Desenvolvimento Profissional do CRCSP e a Comissão CRCSP Jovem,  as instituições interessadas devem preencher um formulário. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail desenvolvimento@crcsp.org.br. Aproveito para parabenizar o trabalho dos meus colegas conselheiros que fazem parte desta Comissão.

Palestras já realizadas em universidades

DATA

CIDADE

FACULDADE

PALESTRANTE

21/2/2017

São José dos Campos

Unip – Universidade Paulista

Delegada regional Vera Lúcia dos Santos Vieira

9/3/2017

Jaguariúna

Faculdade de Jaguariúna

Conselheiro Alexandre Ferezini

17/4/2017

Itararé

Faculdades Integradas de Itararé – Fafit

Delegado regional Fernando Nunes de Lima

25/4/2017

Araçatuba

Centro Universitário Toledo – Unitoledo

Vice-presidente José Donizete Valentina

25/4/2017

Hortolândia

Faculdade Adventista de Hortolândia

Conselheiro Eduardo José Rodrigues

26/4/2017

Jaú

Faculdades Integradas de Jau – FIJ

Conselheiro João Carlos Castilho Garcia

26/4/2017

Piracicaba

Universidade Metodista de Piracicaba

Conselheiro Márcio Lério da Silva

26/4/2017

Sorocaba

Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Conselheiro José Luiz Ribeiro de Carvalho

2/5/2017

Carapicuíba

Faculdade da Aldeia de Carapicuíba – Falc

Silmar Marques Palumbo

3/5/2017

São Paulo

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap

Vice-presidente Marcia Ruiz Alcazar

4/5/2017

Guarujá

Faculdade Don Domênico

Conselheira Suely Gualano Bossa Serrati

Próximas palestras em universidades

DATA

CIDADE

FACULDADE

PALESTRANTE

18/5/2017

Jaguariúna

Faculdade de Jaguariúna

Conselheiro Eduardo José Rodrigues

6/6/2017

Barretos

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – Unifeb

Conselheiro José Augusto Picão

9/6/2017

São José do Rio Preto

União das Faculdades dos Grandes Lagos – Unilago

Conselheiro Adriano Gilioli

9/6/2017

São João da Boa Vista

Fundação de Ensino Octávio Bastos – Unifeob

Conselheiro Alexandre Ferezini

Palestras já realizadas em escolas do Ensino Médio

DATA

CIDADE

FACULDADE

PALESTRANTE

23/3/2017

Novo Horizonte

ETEC Profª. Marinês Teodoro de Freitas Almeida

Conselheira Flavia Augusto

7/4/2017

Cotia

ETEC Cotia

Delegado Sidnei Alves Martins

8/4/2017

Sorocaba

ETEC Fernando Prestes

Delegado regional Fernando Nunes de Lima

25/4/2017

Sumaré

Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini

Delegado Hermison Alves de Moraes

25/4/2017

Marília

ETEC Antonio Devisate

Delegado regional Ruberlei Rocha Machado

4/5/2017

Carapicuíba

ETEC de Carapicuíba

Delegado regional José Augusto Corchog de Vasconcelos

 

  1. Isabela Andrade

    SERIA INTERESSANTE SE VIESSEM FAZER UMA VISITA EM BEBEDOURO, INTERIOR DE SP, NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *