José Carlos Marion recebe Professor Notável 2017 do CRCSP

postado em: Matérias | 0

Para ser um bom professor não basta dominar a matéria, é preciso saber transmitir o conhecimento. A tarefa nem sempre é simples, pois envolve também cativar a atenção do aluno. Sem dúvida, esse é um feito facilmente alcançado pelo professor doutor José Carlos Marion, que, por esses e outros talentos, foi eleito Professor Notável 2017 pelo CRCSP.

Referência para estudantes e profissionais da área contábil, Marion é paulistano, nascido no dia 9 de agosto de 1949. Ele é bacharel em Economia e em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, onde se graduou em 1973 e em 1974, respectivamente. Em 1977 defendeu a dissertação “Contabilidade da Pecuária”, obtendo o título de mestre em Ciências Contábeis; o doutorado foi obtido em 1987, com a tese “Contabilidade no Período de Transição Cruzeiros/Cruzados”. Em 1992, obteve o pós-doutoramento pela Kansas University, nos Estados Unidos, após a conclusão de duas pesquisas.

A carreira como docente começou pouco depois da titulação de mestre. Foi professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP) por 30 anos, de 1978 a 2008 e leciona na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) desde 1983. Coordenou ainda diversos cursos de pós-graduação.

Atuando nos dias de hoje como consultor de empresas e palestrante, Marion presidente o Instituto Marion de Excelência Contábil (Imec) e é professor visitante da Florida Christian University, em Orlando, nos Estados Unidos.

O carinho e respeito conquistado perante os alunos refletem-se também nas homenagens recebidas. Foi paraninfo de formatura e patrono de mais de 20 turmas de graduação em Ciências Contábeis, além de ter sido professor homenageado em diversas ocasiões.

O CRCSP, ciente do trabalho desempenhado por Marion na doutrina e pesquisa da ciência contábil, outorgou-lhe a Medalha Frederico Herrmann Júnior, em 1998. Neste ano de 2017, o reconhecimento vem por meio do Prêmio Professor Notável.

“É uma honra para nós entregarmos tão distinta premiação a um professor que dedica sua vida a transmitir conhecimentos sobre a contabilidade e que colabora tanto na valorização da nossa estimada profissão”, declarou o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *