Conheça a Comissão da Mulher – gestão 2016-2017

O CRCSP conta com Comissões que atuam em áreas específicas e foram criadas para auxiliar o órgão no desempenho de suas atividades. São elas: Comissão CRCSP Mulher; Melhor Idade e Cultural; Assessoramento ao Registro e à Fiscalização; Assessoramento à Câmara de Desenvolvimento Profissional; Concessão de Diplomas e Medalhas; Desenvolvimento Científico; Editorial e Publicações; Educação Profissional Continuada; Gerenciamento das Delegacias; Mediação, Arbitragem e Perícia; Projetos Sociais; Representação junto à Área Pública; Comissão da TV CRCSP; Ciclo de Palestras; Comissão Permanente de Transparência; Grupo de Trabalho para Apoio a Comissão Estadual do Jovem Contabilista e da Integração Estadual e Grupo de Trabalho para Atualização e Modernização do Centro de Memória do CRCSP.

Confira a entrevista com a coordenadora da Comissão CRCSP Mulher – gestão 2016-2017, Flávia Augusto:

Qual o objetivo da comissão CRCSP Mulher?
A Comissão do projeto “Mulher Contabilista” do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo foi criada em 12 de janeiro de 2004, por meio da Deliberação do Conselho Diretor n.º 009/2004. Este projeto tem como objetivo promover o aprimoramento técnico-cultural das profissionais da Contabilidade, por meio do desenvolvimento de ações e do incentivo a uma maior participação das mulheres na vida social e política do país, bem como destacar o papel e a importância da mulher no contexto social e impulsioná-las ao empreendedorismo.

Quais as principais atividades que você já realizou na área contábil e que contribuíram para o desenvolvimento da mulher na profissão?
Sou empresária contábil com 20 anos de experiência, atuo como conselheira do CRCSP desde 2012, já fui suplente e atualmente estou como efetiva. Faço parte da Diretoria do Sindicato dos Contabilistas de Sao José do Rio Preto, cidade onde vivo e trabalho. Na gestão CRCSP 2014/2015 fui coordenadora da Comissão Jovens Lideranças Contábeis do Estado de Sao Paulo (CRCSP Jovem) e membro da Comissão CRCSP Mulher.  Desde a minha época de estudante participo frequentemente dos eventos promovidos pela classe contábil, como congressos, convenções, fóruns, palestras, porque considero de extrema importância a participação e a atualização profissional. Em todos os eventos procuro mostrar a força da mulher no mercado de trabalho. Acredito que com esta minha dedicação e comprometimento posso incentivar outras mulheres a se envolverem com a causa e a contribuírem ainda mais para o destaque feminino.

Qual a sua visão hoje sobre as conquistas da mulher na Contabilidade?
Nós mulheres estamos cada vez mais ocupando cargos importantes na nossa profissão. No meu tempo de estudante, lembro-me que a maioria dos alunos era do sexo masculino. Hoje a situação é inversa. Um das principais conquistas está bem perto de nós, no Conselho Diretor do CRCSP que conta na gestão 2016-2017 com duas mulheres: Marcia Ruiz Alcazar, na vice-presidência de Administração e Finanças, e Neusa Prone Teixeira da Silva, vice-presidente de Registro. Até hoje, não tínhamos chegado a este nível de representatividade no Estado de Sao Paulo. Temos também no CRCSP 24 delegadas que representam a entidade no interior, 18 conselheiras e 60.749 mulheres registradas no estado, o que significa que dos 150 mil profissionais da contabilidade registrados atualmente no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, 40% são mulheres. No futuro, as mulheres poderão ultrapassar o número de homens profissionais. Quer conquista maior que essa?

O que ainda precisa mudar?
Em minha opinião, as mulheres ainda precisam se envolver mais com os órgãos de classe. Sei o quanto é difícil. Também sou mãe, empresária, filha, conselheira, diretora de Sindicato, mas sabemos nos organizar e podemos contribuir de forma positiva para todas as questões que envolvem nossa profissão.

Quais os objetivos da comissão para os próximos dois anos?
Queremos continuar promovendo o aprimoramento técnico-cultural das profissionais da contabilidade, por meio do desenvolvimento de ações e do incentivo a maior participação das mulheres na vida social e política do país. Queremos destacar o papel e a importância da mulher no contexto social e impulsioná-las ao empreendedorismo. Ao final desses dois anos queremos ter o resultado positivo dessas ações vendo mais mulheres participando ativamente dos eventos da classe contábil.

Esta é a Comissão CRCSP Mulher

Coordenadora Flávia Augusto