Vice-presidente do CRCSP em entrevista sobre o registro profissional

Profissionais diplomados no curso de Ciências Contábeis conseguem solicitar e obter o registro que permite o exercício legal da profissão no mesmo dia. A novidade está sendo oferecida, inicialmente, na sede do Conselho, e estará disponível nas 18 delegacias regionais e 127 delegacias locais do estado até o final do ano. Anteriormente, o prazo para ter o número de registro profissional e a certidão emitida era de até 20 dias.

Conheça, na entrevista abaixo com a vice-presidente de Registro do CRCSP, Neusa Prone Teixeira da Silva, outros detalhes sobre o Registro Rápido e Fácil.

Quais as vantagens do Registro Profissional Rápido e Fácil para o contador?
Muitos profissionais buscam o registro  por exigência de  novo emprego, concurso público, alteração de  função no  trabalho e dessa forma não podem  esperar o prazo da tramitação do processo, pois correm o risco  de perder essa  nova oportunidade na carreira. Dessa forma,  no ano de 2016  foi  estudada essa possibilidade de agilização de processo de concessão de registro novo.

Onde o Registro Rápido e Fácil pode ser solicitado?
Por enquanto, na sede do CRCSP, em São Paulo.

O Registro Rápido e Fácil será implantado em outras cidades?
Sim, até dezembro de 2017 todas  as delegacias do   CRCSP estarão fazendo o processo do registro rápido. Iniciaremos pela demanda de cada região.

Em caso de urgência na solicitação, o contador do interior poderá solicitar o registro na sede do Conselho?
Sim,  ele fará o pré-registro no site do CRCSP  e no dia seguinte poderá procurar a sede do CRCSP e formalizar o seu registro.

Qual a documentação necessária para solicitar o registro? Antes de procurar a sede do Conselho, é necessário gerar algum boleto antecipadamente?
Ao entrar no portal do CRCSP, o profissional encontrará a relação dos  documentos necessários (consulte também abaixo), bem como  irá solicitar a emissão do boleto de pagamento da anuidade e a taxa da carteira profissional de contador.

A falta do registro profissional pode dificultar a colocação no mercado de trabalho ou mesmo impedir a participação em concursos públicos?
Sim, nos editais de concursos públicos e na reposição de cargos no mercado de trabalho, quando solicitado  a formação de bacharel em Ciências Contábeis, é necessário a comprovação por meio do registro no CRCSP.

O CRCSP investiu em tecnologia para a implantação do Registro Rápido e Fácil?
Esse processo de registro rápido demandou estudos por parte do departamento de Tecnologia da Informação (TI)  e foi necessária a implantação de um novo rito de processo, visto a necessidade do atrelamento das taxas pagas e a assinatura digital no momento  da formalização do processo no  CRCSP. A aprovação do registro pelo processo anterior, só se concretizava após homologação na sessão plenária do CRCSP.

Se as documentações apresentadas tiverem alguma inconsistência, o contador terá seu registro profissional suspenso?
Se ficar comprovada,  em análise posterior, a inconsistência na procedência dos documentos apresentados pelo profissional,  esse número de registro será  suspenso.

Veja abaixo o que é necessário para solicitar o registro profissional de contador

– Duas fotos 3×4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco.

Original e cópia, que será autenticada pelo CRCSP, dos seguintes documentos:
– diploma de conclusão do curso de bacharelado em Ciências Contábeis, devidamente registrado por órgão competente;
– documento de identidade;
– comprovante de regularidade com o serviço militar, obrigatório para o gênero masculino e com idade inferior a 46 anos;
– título de eleitor;
– Cadastro de Pessoa Física (CPF);
– comprovante de endereço residencial recente;
– aprovação no Exame de Suficiência.

O profissional formado que ainda não tiver recebido o diploma pode solicitar o Registro Originário, apresentando originais do histórico escolar e da certidão/declaração do estabelecimento de ensino com nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído e colação de grau.

O atendimento na sede para a solicitação do Registro Rápido e Fácil acontece das 9h às 17h, na Rua Rosa e Silva, 60, em Higienópolis.