Presença feminina no mercado de trabalho é tema de palestra no CRCSP

postado em: Eventos, Matérias | 0

A presença das mulheres no mercado de trabalho e a busca pela igualdade de gêneros foram temas das palestras realizadas em 6 de março de 2017, na sede do CRCSP, como reflexão pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

As profissionais da contabilidade, empresárias e representantes de classe presentes no Teatro Professor Hilário Franco assistiram às palestras “Empoderamento Feminino da Contabilidade”, ministrada pela vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho, Marcia Ruiz Alcazar, e “Motivação e Liderança”, com o especialista em Desenvolvimento Humano João Ricardo Reis.

A vice-presidente Marcia fez a abertura das palestras e destacou que o Dia da Mulher é também um dia de reflexão. “É com muita alegria que realizamos esta atividade para refletirmos um pouco sobre o papel da mulher na sociedade e sobre a importância da igualdade de gêneros”.

A coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Flávia Augusto, também deu as boas vindas ao público e agradeceu o trabalho da Comissão para organizar o evento. Ela também lembrou que março é o mês mundial da conscientização sobre a endometriose, doença que atinge cerca de seis milhões de mulheres no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Endometriose (SBE).

Representando a Comissão CRCSP Mulher, também estiveram presentes a vice-coordenadora, Ana Maria Costa, as integrantes Cibele Pereira Costa, Inez Justina dos Santos, Priscila Cristina Provazi, Rosmary dos Santos, Selma do Carmo Ribeiro e Yae Okada, além da diretora do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP) Celina Coutinho, da diretora da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP) Alaide da Silva Pereira Vitorino e da delegada regional do CRCSP em Campinas, Lilian Ricci Ghizzi, colaboradoras da Comissão.

Representando as entidades contábeis, prestigiaram o evento o presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Edmir Lopes de Carvalho, a vice-presidente de Relações Intersindicais da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Telma Tibério Gouveia, o diretor de comunicação do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Sergio Prado de Mello, os conselheiros do CRCSP Claudio Filippi, João Edison Deméo e Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, a delegada regional do CRCSP em São José dos Campos, Vera Lúcia dos Santos Vieira, a delegada de Pindamonhangaba, Denise Monteiro, e a conselheira do CRCSP na gestão 1991-1994, Aparecida Terezinha Falcão.

 

Empoderamento Feminino

Em sua palestra, Marcia falou sobre a representatividade feminina na sociedade e no meio contábil. “A desconstrução de preconceitos e estereótipos leva muitos anos, mas a gente chega lá. E entender o que é o empoderamento é o primeiro passo”, destacou a vice-presidente, que apresentou as conquistas femininas ao longo da história e dados sobre a situação atual das mulheres no mercado.

A superintendente de Desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Adriane dos Santos de Almeida, apresentou números sobre a presença na direção das grandes empresas. Segundo ela, as mulheres representam hoje 8% dos membros nos Conselhos de Administração, situação que ainda está longe do ideal.

“Gostaríamos que a presença feminina nos Conselhos de Administração fosse algo em torno de 40% a 50%, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, ressaltou Adriane, que apontou ainda que há uma grande necessidade de profissionais da contabilidade nos conselhos das grandes empresas, especialmente nos Conselhos Fiscais, onde os conhecimentos contábeis são extremamente necessários.

Para encerrar a atividade, o palestrante João Ricardo Reis falou aos presentes sobre “Motivação e Liderança”. Ele mostrou números que demonstram as aptidões femininas e incentivou as participantes a acreditarem em seu potencial, deixando de lado as crenças que as limitam e impedem seu desenvolvimento.

“Precisamos sair da nossa zona de conforto para atingirmos novos resultados, agindo de forma planejada e com assertividade, porque não se chega a lugar algum quando não se sabe aonde se quer ir”, concluiu Reis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *