CRCSP adere à Campanha Outubro Rosa: Conselho arrecadará lenços na 25ª CONVECON

Sob a coordenação da Comissão CRCSP Mulher, o CRCSP está aderindo mais uma vez à Campanha Outubro Rosa com o objetivo de promover conhecimento e conscientizar mulheres e homens sobre os fatores de risco e de proteção e a importância do diagnóstico precoce.

O foco neste ano é a arrecadação de lenços que serão doados ao Instituto Oncoguia, que atua disseminando informações de qualidade, promovendo a educação sobre saúde, oferecendo apoio e orientação aos pacientes, além da defesa de direitos.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é uma dos mais comuns no Brasil, correspondendo a cerca de 28% dos novos casos diagnosticados por ano no país. Embora seja predominante entre mulheres, ele também afeta homens (1% dos casos).

Trata-se também do câncer com maior incidência e mortalidade em todo o mundo. Dados de 2012 estimam que, o câncer de mama é responsável por 15% de todos os óbitos de mulheres causados por câncer.

Dentre os fatores de risco estão consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, exposição à radiação ionizante (raio-x e tomografia computadorizada) e a idade – a taxa de incidência aumenta  após os 35 anos, especialmente após os 50 anos.

Por isso, é importante a conscientização sobre a doença, a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames periódicos. As mulheres devem ficar atentas a qualquer alteração suspeita em suas mamas. A orientação atual é que observação e a autoapalpação podem ser feitas em qualquer período do mês e não necessariamente em um período determinado do mês.

A detecção precoce pode contribuir para um tratamento menos agressivo, aumenta as chances de cura e diminui as possibilidades de morrer devido à doença.

Doações

Os lenços poderão ser entregues na sede do CRCSP, na Rua Rosa e Silva, 60, na capital paulista, ou nas delegacias do Conselho espalhadas pelo Estado de São Paulo – os endereços podem ser conferidos no portal da entidade (www.crcsp.org.br).

As doações serão recebidas também durante a realização da 25ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon), realizada entre os dias 9 e 11 de outubro de 2017, no Centro de Eventos Pro Magno.

Em 2016, o Conselho arrecadou 843 lenços, encaminhando-os para o Instituto Oncoguia.