O trabalho da Comissão CRCSP Mulher na busca por aperfeiçoamento e reconhecimento – Veja entrevista da coordenadora e conselheira Inez Justina dos Santos

postado em: Sem categoria | 0

Buscamos o aperfeiçoamento técnico e o reconhecimento do trabalho das profissionais da contabilidade, o engajamento para influenciar e despertar o senso de pertencimento da mulher profissional da contabilidade e a segurança que só o conhecimento técnico dá para opinar e participar nas corporações em lugar de destaque.

Incentivar maior participação das profissionais da contabilidade em atividades de temas técnicos é um dos objetivos da Comissão CRCSP Mulher, que está sob a coordenação da conselheira Inez Justina dos Santos. No final do mês de março, em que as mulheres foram homenageadas, Inez faz um balanço da presença feminina na Contabilidade.

Neste mês da mulher, como você avalia a presença feminina na área contábil e no mercado de trabalho?
A presença feminina no ensino superior, em especial nas Ciências Contábeis, cresceu bastante nos últimos anos. Na profissão, hoje profissionais da contabilidade do sexo feminino são mais de 40% do total registrados no país. Ponderando sobre o percurso histórico das mulheres em relação ao acesso no ensino superior verificamos  que é recente, datando da década de 1960. Além disso, as escolhas profissionais das mulheres recaíram prioritariamente nos cursos tradicionalmente considerados femininos, e à época o curso de Ciências Contábeis era considerado masculino. Com as mudanças que ocorreram no Brasil no aspecto econômico, cultural, no campo profissional e as condições atuais  de acesso e permanência das mulheres nas universidades é natural esse processo  de crescimento feminino nas Ciências Contábeis e no mercado de trabalho.

Que desafios ainda precisam ser superados para podermos dizer que existe equidade de gênero no mundo?
Eu acho que mulheres e homens são iguais. Estamos educando pra isso, estamos criando as pessoas para a equidade de gênero. A profissional da contabilidade e o profissional da contabilidade têm uma vida parecida na profissão. Quanto à estrutura familiar ainda temos a dupla jornada, mas também já estamos trabalhando isso, levando em consideração que muitas mudanças já ocorreram. Estamos criando os meninos para ser independentes e não com a mentalidade “do ajudar”.

Essa visão da mulher profissional, gestora e atuante na sociedade está mais presente na atualidade?
Buscamos o aperfeiçoamento técnico e o reconhecimento do trabalho das profissionais da contabilidade, o engajamento para influenciar e despertar o senso de pertencimento da mulher profissional da contabilidade e a segurança que só o conhecimento técnico dá para opinar e participar nas corporações em lugar de destaque.

As ações promovidas pela Comissão CRCSP Mulher contribuem para disseminar esta visão de mundo pautada na igualdade?
Um dos objetivos da Comissão CRCSP Mulher e grupos de trabalho de outras entidades contribuem para ampliar a presença da profissional da contabilidade na profissão motivando através de ações bem estruturadas de desenvolvimento e aperfeiçoamento do conhecimento técnico.

Que ações você destacaria e como elas contribuem para a igualdade de gêneros?
Incentivar maior participação das profissionais da contabilidade em atividades de temas técnicos, eventos onde a profissional se sinta motivada vendo grupo de palestrantes profissionais de contabilidade de destaques do sexo feminino falando única e exclusivamente de temas técnicos.

Uma das ações da Comissão CRCSP Mulher foi o Universo Contábil com Elas, que traz especialistas mulheres para falar sobre os principais temas da área contábil. Qual sua avaliação sobre as atividades realizadas em 2018 e o que podemos esperar para 2019?
Os resultados preliminares surpreenderam positivamente. O foco dado ao profissional da contabilidade, com temas técnicos e a leveza do toque feminino. O desenvolvimento profissional com foco no conhecimento técnico é a estrutura que precisamos para a igualdade de gêneros na profissão e na sociedade.

Outra ação da Comissão CRCSP Mulher que teve grande impacto nos últimos dias foi o Fórum Estadual da Mulher Contabilista, que aconteceu junto com o Summit Contábil em Santos, no dia 15 de março. Qual a sua avaliação sobre o evento e qual foi a repercussão entre o público participante?
Foi um evento voltado a todos os profissionais da contabilidade, homens e mulheres interessados no desenvolvimento profissional. Com um toque feminino, procuramos em todas as atividades do dia colocar uma profissional da contabilidade de destaque para falar de temas técnicos. Participaram 280 profissionais das atividades em um dia inteiro falando sobre temas técnicos. Sucesso total!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *