Auditoria em um mundo remoto

postado em: Sem categoria | 0

Por: Angela Alonso

 

E de repente, o mundo está remoto.

A principal preocupação do cliente nesse momento é ter a confiança de que continuará sendo bem atendido por consultores de negócios e pela equipe de auditoria.

Na emissão de um relatório de auditoria é fundamental a aplicação dos procedimentos de auditoria necessários para a emissão de Relatórios em atendimento às normas de auditoria independente em um ambiente totalmente remoto.

É difícil imaginar não ir ao ambiente de negócios do cliente. Porém, existem três Cs fundamentais para que haja segurança no desenvolvimento dos trabalhos: computador, colaboração e corroboração. Assim, o cliente é atendido em alto nível, possivelmente de maneira mais próxima do que no período pré-pandemia.

Vamos começar falando brevemente sobre como podemos tirar proveito do trabalho remoto, entendendo os componentes subjacentes de cada um dos Cs.

Computadores

Quando pensamos em computadores, quero que você estenda isso para o entendimento de aproveitar amplamente as tecnologias, ferramentas e técnicas. A tecnologia de hoje torna mais fácil do que nunca inovar novas maneiras de realizar o trabalho de auditoria. Ao alavancar a tecnologia, podemos encontrar novos – e frequentemente, melhores – métodos para obter o trabalho que normalmente faríamos no local, mesmo que não possamos estar lá na vida real.

 Um procedimento típico de auditoria é a investigação. A maioria dos auditores faz isso no local para que possam ter conversas cara a cara com a equipe do cliente. Em um mundo de tecnologia de vídeo, não há motivo para que essas conversas não possam continuar com ferramentas fáceis de usar, como Skype, Teams, GoToMeeting, Google Meet ou Zoom Meeting entre tantas outras.

Uma vantagem do uso das ferramentas de videoconferência é que as conversas podem ser gravadas e transcritas. Ferramentas como Otter.ai e Rev.com tornam a transcrição rápida e acessível, se não gratuita. Os resumos dessas conversas podem ser facilmente adicionados ao arquivo de auditoria.

Os computadores e o poder por trás deles por meio de softwares e outros aplicativos facilitam seriamente a condução eficiente e eficaz do processo de auditoria. E, nesse momento, a ciência de dados pode e deve ser aplicada pela equipe técnica, na confrontação de informações dos sistemas com as emissões de documentos eletrônicos e outras.

Colaboração

A colaboração em um mundo remoto pode significar o estabelecimento de maneiras da equipe se comunicar com o cliente e de se comunicar com outros membros da equipe. Seja interna ou externamente, isso é essencial para manter relacionamentos com funcionários e clientes.

Vamos ver primeiro como se comunicar. Ser proativo e apresentar ao cliente um plano de comunicação inclui:

  • métodos que serão usados para compartilhar documentos e para videoconferência.
  • cronogramas do trabalho.
  • ferramentas de videoconferência.

Corroboração

A obtenção de evidências de auditoria para corroborar a resposta do cliente ou a posição de gerenciamento é um componente essencial da auditoria. O nível de informações de confirmações obtidas deve ser maior à medida que o risco se torna maior. Isso pode ser determinado conforme a equipe reflete nos procedimentos de avaliação de risco.

Os padrões de auditoria exigem documentação para que um profissional experiente, que não esteja familiarizado com o cliente, possa entender o que foi feito e possa repetir o procedimento. A documentação das evidências obtidas é necessária, mas o padrão de documentação não exige que o arquivo de auditoria contenha cópias reais de todos os documentos examinados.

Gostamos da abordagem “Objetivo, Procedimento e Conclusão”. Sob essa abordagem, memorandos, gravações em vídeo de conversas, capturas de telas compartilhadas em videochamadas podem ser aproveitadas para atender aos requisitos das normas. A equipe pode ser criativa e estender a definição de evidência corroborativa, além do que já se aplicava na auditoria envolvendo os dados do sistema.

Os desafios da pandemia atingiram os clientes tanto quanto as auditorias, se não mais, dependendo da área de atuação. Essa é a oportunidade do cliente ter uma sensação de calma e segurança, sendo bem atendido por um consultor de negócios confiável e uma equipe de auditoria bem treinada e atualizada.

Fonte:https://alonso.com.br/2020/05/06/auditoria-em-um-mundo-remoto/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *