As melhores empresas para as mulheres trabalharem no Brasil em 2020

postado em: Sem categoria | 0

 

 

Johnson & Johnson, Accor e Grupo Boticário são as melhores grandes empresas para as mulheres trabalharem no Brasil. Entre as companhias de médio porte, os três primeiros lugares ficam com LEVVO, Briystol-Myers Squibb e Mastercard. Esse é o resultado da 4ª edição do prêmio GPTW Mulher, uma iniciativa da consultora GPTW (Great Place to Work).

Na edição deste ano, 640 empresas se inscreveram no GPTW Mulher e 70 foram premiadas, entre companhias de médio e grande parte. O objetivo da iniciativa é reconhecer as empresas com as melhores práticas do mercado de incentivo à liderança feminina. Em 2019, 55 companhias foram homenageadas.

premiação de 2020 aconteceu em evento virtual na noite desta quarta-feira (24/06). “Esse é um ranking que não deveria existir, porque a gente espera que todas empresas sejam boas para todos, independentemente de gênero. Maior diversidade eleva a competitividade de uma companhia”, diz Lina Nakata, cientista de dados do GPTW Brasil. Nas empresas premiadas no GPTW Mulher, o faturamento cresceu, em média, 5,5% no último ano, enquanto o PIB brasileiro subiu 1,1%. “Temos percebido que as companhias querem estar nessa lista cada vez menos por marketing e mais pela importância do tema”, afirma.

“Nós estamos felizes e honrados pela premiação. Trabalhamos diariamente para criar um ambiente inclusivo, de saúde e bem-estar, focado nas pessoas”, disse Betina Lackner, head de RH na Johnson & Johnson.

Das 70 empresas premiadas, somente 12 contam com mulheres no cargo de CEO. Em 2019, foram nove CEOs para 55 empresas premiadas. A pesquisa deste ano também mostra que elas compõem, em média, 52% do quadro de funcionários, ocupando 41% dos cargos de liderança geral e 32% na alta liderança. Já o conselho administrativo é formado, em média, por 29% de mulheres.

De acordo com dados de 2019 do IBGE, as mulheres ganham em média 20% a menos do que os homens nos mesmos cargos e funções. Nas 70 empresas premiadas, entretanto, as mulheres recebem em média 2% a mais do que os homens nos cargos mais numerosos da organização.

“Queremos cada vez mais empresas olhando para essa questão, promovendo equidade e impactando a sociedade”, diz Daniela Diniz, especialista em RH no GPTW Brasil.

A importância da diversidade

O evento também contou com um painel de debate entre as empresas premiadas. Para Vanessa Lobato, vice-presidente de RH do Santander, o movimento pela diversidade deve ser abraçado pelos líderes dos negócios. “Se a alta liderança não se envolver, é difícil criar eco dentro da empresa.”

Na visão de Renata Gomide, diretora de marketing do Grupo Boticário, criar grupos para discutir temas como diversidade é um bom caminho. “Além disso, é importante envolver todos na conversa, dos diretores aos estagiários.”

 https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2020/06/melhores-empresas-para-mulheres-trabalharem-no-brasil-em-2020.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *