Cursos exclusivos e gratuitos capacitam mulheres para o mercado de TI

postado em: Sem categoria | 0

Por Ramon De Souza

 

Ainda que tal situação esteja se revertendo — a passos lentos — ao longo dos últimos anos, as mulheres infelizmente continuam sendo uma minoria dentro do mercado corporativo de segurança da informação. Pensando nisso, algumas iniciativas visam oferecer capacitação totalmente gratuita e online, com exclusividade para o sexo feminino, no intuito de formar novas profissionais na área de programação e desenvolvimento.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SP), por exemplo, acaba de abrir 20 mil vagas para seus cursos introdutórios de Tecnologia da Informação (TI). São quatro opções, todas com uma carga de 80 horas: Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile. O conteúdo é fornecido através da interface da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Ao término dos módulos básicos, as estudantes também poderão usufruir de módulos avançados (Ciência de Dados, Desenvolvimento Web/Front-End, Desenvolvimento Web/Back-End e Desenvolvimento Web/Full-Stack); porém, para estes, existem apenas 500 vagas. Trata-se de um oferecimento em parceria com a Alura e com o Digital Innovation One.

Podem se inscrever mulheres a partir dos 16 anos, alfabetizadas e que residam no estado de São Paulo; as inscrições podem ser feitas no site da Secretaria até o dia 14 de setembro. Em caso de superlotação, candidatas com deficiências, desempregadas e/ou de baixa renda terão prioridade.

We can code it!

Outra iniciativa interessante é a do Grupo Locaweb, que resolveu modificar a 6ª edição de seu tradicional programa “Quero ser dev” para permitir a entrada exclusivamente de mulheres cisgêneras, transgêneras e denominações do espectro LGBTQIA+. Trata-se de um curso completo, ensinando Ruby, Rails, Arquitetura MVC, Git, Testes, HTML 5, CSS 3 e Javascript. Ao término do curso, as melhores estudantes concorrerão à vagas de desenvolvedora junior.

“O We can code it – Quero ser dev girls 2020 irá proporcionar, totalmente online, a capacitação na Campus Code, referência em treinamentos para desenvolvedores. Além do foco na linguagem Ruby, as devs selecionadas também terão a oportunidade de aprender boas práticas, código limpo e metodologias ágeis”, afirma Simony Morais, Gerente de Gente & Gestão da Locaweb.

O processo seletivo também é online e, diferente da iniciativa anterior, candidatas do Brasil inteiro são bem-vindas. O período de registro acaba no dia 11 de setembro e o formulário pode ser encontrado na página oficial do projeto.

Fonte: https://canaltech.com.br/educacao/cursos-exclusivos-e-gratuitos-capacitam-mulheres-para-o-mercado-de-ti-170848/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *