Dia de Doar

postado em: Matérias | 0

29 de Novembro – O CRCSP adere à campanha e convida você para participar!

O que é o Dia de Doar?

O #diadedoar é uma grande campanha para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo. O #diadedoar foi realizado no Brasil pela primeira vez em 2013 e originou-se nos Estados Unidos, onde começou em 2012. Foi criado por uma organização chamada 92Y, que fica em Nova Iorque, e hoje está no mundo todo.

Lá fora, o #diadedoar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”, e vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday.

O #diadedoar é organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país, e ao qual qualquer um pode se juntar: https://www.facebook.com/groups/culturadedoacao/.

Todo dia é dia de doar. Uma vez por ano a doação é celebrada. Esse é o #diadedoar.

Como os profissionais da contabilidade podem participar

O Sistema CFC/CRCs mantém o Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), aberto para quem deseja fazer a diferença na sociedade, disseminando seu conhecimento.

Atualmente, milhares de profissionais da contabilidade estão cadastrados no PVCC no Estado de São Paulo. Há quatro opções de subprogramas e os profissionais podem escolher um deles para atuar ou colaborar em todos.

Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais (OS)
É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário. O observatório social reúne um enorme número de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de acompanhar, de forma sistemática, organizada e preventiva, as ações da administração pública. O CRCSP colabora com o Observatório Social (OS) em São Paulo dando apoio permanente às ações realizadas e com a participação ativa de um representante da entidade, que integra o Conselho Consultivo do OS. Além de atuar no OS da capital, o CRCSP apoia as atividades promovidas por outros Observatórios Sociais no Estado de São Paulo.

Educação Financeira
Além de cuidar da saúde financeira das empresas, o profissional da contabilidade pode ajudar a população a ter um melhor controle do dinheiro. Esta ação é voltada a orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

Destinações de parte do Imposto de Renda
Os profissionais engajados neste subprograma orientam seus clientes sobre os incentivos fiscais, com a destinação de parte dos impostos devidos aos Fias (Fundos da Infância e Adolescente) ou aos Fundos do Idoso. O profissional contábil possui o conhecimento técnico necessário para orientar pessoas físicas e jurídicas quanto à forma, valor e segurança do procedimento na destinação de parte do Imposto de Renda devido e utilização do incentivo fiscal.

Ações de Voluntariado
Dentre outras ações realizadas, há o curso sobre Terceiro Setor, uma parceria do CRCSP com a Escola Aberta do Terceiro Setor, que visa capacitar profissionais da contabilidade para atuarem nesse segmento.

O CRCSP acredita que o conhecimento do profissional da contabilidade faz a diferença nas causas sociais e, por isso, incentiva a todos a se engajarem em projetos voluntários. Aproveite o #diadedoar e coloque em prática essa solidariedade.

Fonte: com informações de diadedoar.org.br.