CRCSP incentiva a solidariedade entre os profissionais da contabilidade

Até 28 de abril, contribuintes podem destinar parte do IR a projetos sociais

O CRCSP incentiva a destinação de parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad) e incentiva os contribuintes a participarem dessa ação social.

Até o dia 28 de abril, último dia da entrega da declaração, pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto devido e contribuir com diversos programas de assistência social.

Para isso, os profissionais contábeis são fundamentais, já que são eles que orientam seus clientes sobre como fazer a destinação de forma correta para não cair na malha fina.

Confira aqui vídeo e convite do presidente do Conselho, Gildo Freire de Araújo, para que todos participem.

Para ajudar, a Comissão de Projetos Sociais do CRCSP preparou um passo a passo para auxiliar os interessados:

1. No programa da Receita Federal, acesse a aba “Resumo da Declaração”, selecione “Doações Diretamente na Declaração – Estatuto da Criança e do Adolescente” e clique em “Novo”.

2. Clique na opção Estado e Município e faça sua escolha.

3. Verifique o “Valor Disponível para Destinação” e copie o número para o campo “Valor” acima. Clique em “Ok”.

4. Após registrar a destinação, vá para a aba “Imprimir”, selecione “Darf – Doações Diretamente na Declaração – Estatuto da Criança e do Adolescente”. Clique duas vezes no item que aparecer na tela, imprima a Darf e efetue o pagamento antes do final de abril.

“A destinação solidária é uma das iniciativas mais importantes para contribuir com a continuidade do trabalho realizado pelas instituições e para a melhora da qualidade de vida da população”, afirma o coordenador da Comissão de Projetos Sociais do CRCSP, Adriano Gilioli.

O incentivo à destinação é um dos projetos do Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que reúne profissionais da contabilidade engajados em ações em prol da sociedade. Para saber mais, acesse o site da Comissão de Projetos Sociais: http://comissoes.crcsp.org.br/social.

Confira a opinião dos membros da Comissão de Projetos Sociais do CRCSP.