CRCSP orienta entidades assistenciais sobre como manter as documentações atualizadas

postado em: Sem categoria | 0

O CRCSP, por meio da sua Comissão de Projetos Sociais, realiza um importante trabalho na área do Terceiro Setor. Uma das ações de destaque é a parceria do Conselho com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social em prol do Programa Vivaleite.

De acordo com a Secretaria, é o maior programa voltado para a distribuição gratuita de leite pasteurizado do Brasil e a entrega é feita por meio de 1.786 entidades, na capital e Grande São Paulo. Entidades que, segundo Paulo Uehara, diretor do Vivaleite, precisam estar em dia com as suas documentações para que não sejam suspensas do programa.

“É aí que entra a importância do profissional da contabilidade nessa causa. Precisamos que os gestores e demais pessoas que atuam nas organizações sejam orientadas quanto às prestações de contas que são obrigatórias. Recentemente, muitas instituições foram, infelizmente, descredenciadas e isso prejudica a distribuição”,explicou Paulo.

Pensando nisso, no dia 19 de abril, o CRCSP promoveu palestra na sede da Secretaria, na capital paulista, para representantes de entidades que atuam no Vivaleite. O vice-coordenador da Comissão de Projetos Sociais, Marcelo Roberto Monello, falou sobre “O Desafio de Manter a Documentação da Entidade Atualizada”.

Também participou da apresentação o conselheiro e coordenador da Comissão, Adriano Gilioli, que falou sobre a satisfação do CRCSP em fazer parte do projeto. “É um prazer muito grande estar aqui hoje, podendo contribuir para o bonito trabalho que vocês, entidades assistenciais, realizam. Estamos envolvidos emocionalmente com essa iniciativa. Por isso, por meio da nossa Comissão de Projetos Sociais, queremos mobilizar o maior número de profissionais contábeis para que ajudem as entidades como voluntários. Temos no Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), contadores cadastrados e dispostos a colaborar. Então, vamos contatá-los para que possam dar a vocês esse suporte técnico sobre contabilidade”.

Monello falou sobre o Cadastro Estadual de Entidades (CEE) e o que ele chamou de “kit de prestações de contas”, que inclui: estatuto, atas, plano de ação de atendimento, demonstrações contábeis (auditoria) e prestações de contas das entidades.

Vocês estão ativos no Programa Vivaleite e esse trabalho não pode parar por questões burocráticas. Essa engrenagem de distribuição, da qual vocês fazem parte, não pode parar por ausência de controle de documentos. É preciso entender a importância da burocracia e aprender a lidar com ela. Nós contadores e o CRCSP estamos aqui para oferecer soluções”, disse Monello.

A secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social, Marina Amadeu Bragante, finalizou o evento agradecendo ao CRCSP por ajudar o estado na qualificação das entidades. “Essas organizações são absolutamente importantes para a continuidade do Vivaleite. A legislação muda e as exigências aumentam a cada ano. Precisamos, então, garantir a regulamentação dessas entidades parceiras”.

Histórico da parceria

No dia 31 de março de 2017, o CRCSP e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social firmaram um convênio para promover atividades que contribuam para a regularização das entidades parceiras do programa Vivaleite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *