“A Comissão CRCSP Cultural tem como finalidade promover atividades que visem inserir o profissional da contabilidade e a sociedade no contexto da cultura”

postado em: Sem categoria | 0

A Comissão CRCSP Cultural foi renovada para a gestão 2018-2019. Seu coordenador é o empresário da contabilidade João Edison Deméo. Membro do Conselho Consultivo do Sindcont-SP e do Conselho Fiscal da Fecontesp, Deméo foi vice-presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP).

Nesta entrevista, ele defende que a arte é um fator de enriquecimento cultural das pessoas.

Qual é o trabalho desenvolvido pela Comissão CRCSP Cultural?
A Comissão tem como finalidade manter os profissionais da contabilidade integrados à classe e às entidades, promovendo atividades que visem inserir o profissional da contabilidade e a sociedade no contexto da cultura nas atividades realizadas pelo CRCSP.

Como o contato com a arte contribui para o desenvolvimento do profissional da contabilidade?
O profissional da contabilidade tem um cotidiano de trabalho bem pesado. São novas normas todos os dias e a preocupação em fazer a melhor gestão de informações para contribuir com o sucesso dos seus clientes. O contato com a arte, além de enriquecer culturalmente as pessoas, no caso dos profissionais da contabilidade ajuda a desestressar o dia a dia.

As ações realizadas são voltadas apenas para os profissionais da contabilidade?
A programação cultural do CRCSP está voltada para o público em geral e já estamos acostumados a receber as pessoas da comunidade – e não apenas os profissionais – nas nossas atividades culturais.

Como é feita a seleção dos trabalhos divulgados pela comissão?
Contamos com a ajuda do crítico de arte e presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH), Emanuel von Lauenstein Massarani, na curadoria das exposições de Artes Plásticas.

O que você recomenda àqueles que desejam ampliar seus repertórios culturais?
Recomendo que reservem sempre um tempo para poder usufruir de uma boa leitura, um bom filme e uma peça de teatro e nunca deixem de frequentar exposições e shows musicais. O ser humano, além do trabalho, precisa da convivência com a família, com os amigos e de um tempo dedicado ao lazer.

Conte-nos sobre a próxima atividade a ser realizada pela comissão.
No dia 9 de agosto de 2018 teremos a inauguração da exposição “Valores Luminísticos e Tonais”, do artista plástico Edson Soares. O evento começa às 19h e convido a todos para comparecerem e fazerem um gesto solidário de doar um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados são encaminhados às entidades cadastradas no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad).

A mostra “Valores Luminísticos e Tonais” permanece em exibição no Espaço Cultural CRCSP até 31 de agosto de 2018. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Quem participa da Comissão CRCSP Cultural?
Eu sou o coordenador; a conselheira Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira é a vice-coordenadora e são membros os conselheiros Umberto José Tedeschi e Vera Lúcia Vada.