“A Comissão CRCSP Cultural tem como finalidade promover atividades que visem inserir o profissional da contabilidade e a sociedade no contexto da cultura”

A Comissão CRCSP Cultural foi renovada para a gestão 2018-2019. Seu coordenador é o empresário da contabilidade João Edison Deméo. Membro do Conselho Consultivo do Sindcont-SP e do Conselho Fiscal da Fecontesp, Deméo foi vice-presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP).

Nesta entrevista, ele defende que a arte é um fator de enriquecimento cultural das pessoas.

Qual é o trabalho desenvolvido pela Comissão CRCSP Cultural?
A Comissão tem como finalidade manter os profissionais da contabilidade integrados à classe e às entidades, promovendo atividades que visem inserir o profissional da contabilidade e a sociedade no contexto da cultura nas atividades realizadas pelo CRCSP.

Como o contato com a arte contribui para o desenvolvimento do profissional da contabilidade?
O profissional da contabilidade tem um cotidiano de trabalho bem pesado. São novas normas todos os dias e a preocupação em fazer a melhor gestão de informações para contribuir com o sucesso dos seus clientes. O contato com a arte, além de enriquecer culturalmente as pessoas, no caso dos profissionais da contabilidade ajuda a desestressar o dia a dia.

As ações realizadas são voltadas apenas para os profissionais da contabilidade?
A programação cultural do CRCSP está voltada para o público em geral e já estamos acostumados a receber as pessoas da comunidade – e não apenas os profissionais – nas nossas atividades culturais.

Como é feita a seleção dos trabalhos divulgados pela comissão?
Contamos com a ajuda do crítico de arte e presidente do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH), Emanuel von Lauenstein Massarani, na curadoria das exposições de Artes Plásticas.

O que você recomenda àqueles que desejam ampliar seus repertórios culturais?
Recomendo que reservem sempre um tempo para poder usufruir de uma boa leitura, um bom filme e uma peça de teatro e nunca deixem de frequentar exposições e shows musicais. O ser humano, além do trabalho, precisa da convivência com a família, com os amigos e de um tempo dedicado ao lazer.

Conte-nos sobre a próxima atividade a ser realizada pela comissão.
No dia 9 de agosto de 2018 teremos a inauguração da exposição “Valores Luminísticos e Tonais”, do artista plástico Edson Soares. O evento começa às 19h e convido a todos para comparecerem e fazerem um gesto solidário de doar um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados são encaminhados às entidades cadastradas no Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad).

A mostra “Valores Luminísticos e Tonais” permanece em exibição no Espaço Cultural CRCSP até 31 de agosto de 2018. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Quem participa da Comissão CRCSP Cultural?
Eu sou o coordenador; a conselheira Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira é a vice-coordenadora e são membros os conselheiros Umberto José Tedeschi e Vera Lúcia Vada.

2 Responses

1. Edgar Pereira Louzi

Os objetivos da área cultural do CRCSP trás além de exposições de artes plástica, fala também do seguimento de teatro como entretenimento e buscar inclusive participação da familia. Digo isto, porque sou declamador e apresento como peça teatral “As Mãos de Euridice”, monologo de autoria de Pedro Bloch, médico e teatrologo.
    Deixo aqui meu contato, caso haja interesse desse Departamento Cultural. Porém, quanto ao momento, e por estar no grupo de risco da pandemia, expectativa de apresentação sómente 2021.
    Além de fazer declamações de vários autores em poemas, discursos, tais como Cecilia Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Mario de Andrade, e outros, com enfoque maior em Fernando Pessoa; quanto á peça monologada tem duração de 1:30hs.
    Para maiores detalhes e caso haja possibilidade de se realizar, por decisão desse egrégio Depto. aguardo resposta.