Série Meninas, moças e mulheres que inspiram

postado em: Sem categoria | 0

Por: Lindamir Salete Casagrande

Contar a história de mulheres que mudaram o mundo com seus estudos, sua ciência, sua arte, sua luta, sua postura diante do mundo, de maneira lúdica e leve é o desafio a que me proponho nesta série destinada ao público jovem. As mulheres cujas histórias serão contadas, embora tenham feito grandes contribuições para a história da humanidade, não são suficientemente conhecidas pela maior parte da população. Assim, espero oferecer às crianças e aos adolescentes – e por que não aos adultos? – uma nova fonte para que possam saciar sua sede de saber, alimentar sua curiosidade, ampliar seus exemplos, construir seus sonhos, enfim, se inspirar. Esta é uma série que será escrita, ilustrada e editada por mulheres, porém destinada a todas as pessoas que amam a leitura e o conhecimento.

No dia 05 de outubro de 2019 lancei meu primeiro livro da Série “Meninas, moça e mulheres que inspiram” contando a biografia de Marie Curie. Esta é uma nova experiência que estou vivenciando e que está me dando enorme prazer, embora seja desafiadora. Adequar a linguagem acadêmica a um público não acadêmico é uma tarefa árdua, porém necessária e gratificante. Contar a história da maior cientista que o mundo já conheceu de forma a valorizar sua trajetória, suas conquistas, suas lutas, seus desafios, os tabus por ela enfrentados e superados é uma honra, porém carrega muita responsabilidade. Espero que tenha conseguido fazê-lo de forma lúdica e inspiradora. Conto com a valiosa colaboração de Vanessa Martinelli que contou a história de Marie Curie por meio das ilustrações e, com sua arte, enriqueceu a obra. Agradeço ainda a Editora Inverso na pessoa de sua presidente Cristina Jones por encarar este projeto comigo. O livro está a vendo por meio do site da Editora Inverso (www.editorainverso.com.br).

Capa do livro

Este é o primeiro livro da série. A continuidade do projeto depende da aceitação e repercussão desta obra. Já estou coletando informações por meio de pesquisa bibliográfica sobre a próxima mulher a ser biografada. Acho que será um livro lindo. A homenageada exala amor, empatia, solidariedade, cuidado, capacidade, simpatia, resiliência e por que não, teimosia (ou seria persistência). Muitas vezes precisamos ser teimosas para sermos ouvidas e ela fazia isso. Jamais desistia de seus objetivos, era forte. Acionei o botãozinho da curiosidade? Ótimo, essa era a intenção. Aguardem!

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://contandohistoriast.com/2019/10/11/serie-meninas-mocas-e-mulheres-que-inspiram/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *