Tempo de Desigualdade de Gênero chamando em Finanças Públicas

Gillian Fawcett, Co-Fundador, Finanças Públicas por Mulheres

Dia Internacional da Mulher e mês da história das mulheres celebrar as conquistas sociais, econômicos, culturais e políticos das mulheres. Mas enquanto há muito motivos para festejarem contribuições das mulheres para a melhoria da gestão financeira pública, ainda precisamos de saber até que ponto as mulheres estão tornando-se ao topo, ao mesmo nível e ritmo dos homens, e se vêem gestão das finanças públicas como um carreira atraente.

Finanças Públicas por Mulheres (PFW), uma nova organização criada para apoiar as mulheres nas finanças públicas está convicto de que é só quando temos dados robusto que vamos ser informado quanto à possibilidade ou não as mulheres estão rompendo o teto de vidro em número suficiente. Quando temos mais dados, estaremos em melhor posição para compreender as causas da desigualdade e têm o potencial de melhorar o direcionamento das causas da desigualdade. Este por sua vez pode levar a diferentes soluções de design.

Para promover o debate sobre a igualdade de género PFW realizou um pequeno inquérito para testar a temperatura de como a igualdade de género está avançando em todos os serviços públicos e identificar quais seriam as melhores formas de apoio e aconselhamento para ajudar as mulheres a ter sucesso em suas carreiras. Os resultados foram uma sacola.

Dos 107 entrevistados, de 22 países, 69% indicaram que tinham experimentado alguma forma de discriminação de gênero durante suas carreiras.  O topo três áreas de discriminação de gênero vivida pelos entrevistados foram preconceito inconsciente no local de trabalho, recrutamento tendenciosa, processos de seleção e promoção e gestão de linha unsupportive. Um entrevistado comentou, “preconceito inconsciente em gerentes de linha e líderes é o maior impedimento para o crescimento e desenvolvimento.”

Dezesseis por cento dos entrevistados do sexo feminino tinha experimentado a discriminação por idade e dezessete por cento dos inquiridos do sexo feminino identificados assédio sexual como um problema. Claramente, nós iria querer essas porcentagens a ser zero. 59% dos inquiridos consideraram que a igualdade de género está a avançar, enquanto 23% discordaram, e 18% não sabiam. No valor de cara isso parece uma resposta encorajadora, mas sem dados comparativos não sabemos se isso indica uma melhoria real.

processos de recrutamento, seleção e promoção imparciais foram identificados por 51% dos entrevistados como o topo permitindo fatores que ajudam as mulheres a ter sucesso, enquanto culturas organizacionais positivos que incorporam inclusão e diversidade foram identificados como o segundo facilitador superior.

quotas de género e metas de gênero para mulheres líderes eram vistos como os facilitadores menos votos que apoiam as carreiras das mulheres. No entanto, sabemos por experiência em outros setores que quando as metas foram estabelecidas e são voluntários, eles têm sido conhecidos para ajudar a aumentar as mulheres em altos cargos. Este foi o caso para obter mulheres para conselhos de administração das empresas FTSE 350, conforme relatado pelo Hampton – Alexander Review, https://ftsewomenleaders.com/about-us/. Estas empresas têm conheci uma meta voluntária de 33% para mulheres nos conselhos.

De longe, mentoring e coaching foram identificados em 50% dos entrevistados como as formas mais populares de apoio. redes profissionais seguido de perto por trás. Habilidades de desenvolvimento, tais como o desenvolvimento de habilidades de liderança e ter planos de desenvolvimento pessoal também foram considerados importantes para o desenvolvimento da carreira. 55% dos inquiridos identificaram mudança de mentalidades e crenças culturais como tão importante que as mulheres como talento pode ser desenvolvido. 43% optaram por encontrar maneiras para melhor educar e influenciar aqueles de recrutamento para cargos de liderança (os porteiros).

Em reconhecimento da importância da tutoria, PFW lançou seu piloto Programa de Mentoring ‘Redefinindo a Liderança’ em janeiro de 2020, que reúne mentores e pupilos de uma variedade de origens e países, incluindo França, Geórgia, África do Sul, Quénia, Seychelles, Bélgica, Uganda , Georgia, Canadá, EUA e Reino Unido. Esta abordagem inovadora combinada com o uso da tecnologia e da diversidade dos participantes faz o esquema de mentoring exclusivo. É o primeiro programa de orientação internacional de seu tipo em finanças públicas e o seu impacto e os benefícios serão avaliados no final do ano.

Não deve haver nenhuma dúvida de que a integração da igualdade de género na gestão das finanças públicas é fundamental para a prestação de um campo de jogo igual para homens e mulheres. Não se trata de ‘fixa as mulheres’.Como os resultados da pesquisa sugerem, o foco deve ser em mudar culturas e mentalidades e abordar áreas que constituem barreiras específicas para o tratamento de igualdade, tais como preconceito inconsciente e processos de recrutamento e promoção tendenciosas. Embora a pesquisa também destacou que a direcção da viagem é positiva, ainda há muito mais para onde ir, se quisermos acabar com a discriminação de gênero nas finanças públicas completamente. É sobre o tempo que chamamos de tempo sobre a desigualdade de gênero na gestão financeira pública!

Finanças Públicas por Mulheres (PFW) é uma nova organização global criada para promover a igualdade de género nos serviços públicos, especificamente na área das finanças públicas, e para apoiar as mulheres durante suas carreiras, fornecendo serviços de tutoria e outros apoios para eles. https://www.publicfinancebywomen.org