Esta pesquisa dá a dimensão da desigualdade no mercado de trabalho

Mulheres têm salários menores do que os homens em quase metade das empresas

Por Da Redação

Pesquisa realizada com mais de 2,5 mil empresas de todas as regiões do Brasil pela consultoria Triwi mostra que uma a cada quatro – o que representa 24% – não tem mulheres negras trabalhando. Outras 46,8% têm até 10% de funcionárias negras e só 3,2% têm mais de 51% . Entre as empresas participantes, quase 70% não têm mulheres com deficiência entre seus funcionários.

O levantamento revela que 27,4% tem mais da metade (51%) do seu quadro de funcionários formados por mulheres e 53,2% têm até 30%. As mulheres têm salários menores do que os homens em 48,4% das empresas, o contrário ocorre em apenas 3,2%. A igualdade salarial de acordo com gênero existe em só 19,4% das empresas.

Quase um terço das empresas não tinham nenhuma mulher em cargo de chefia e que 32,3% tinham até 10% das funcionárias em cargos de gestão. A grande maioria das empresas, 79%, contam com mulheres que têm nível superior ou pós-graduação no currículo.

A média de idade das mulheres em 48,4% das empresas é de 30 a 40 anos. Em 27,4%, é de até 30 anos, e em menos de 20% é de 40 a 50 anos.

O levantamento também reuniu dados sobre mulheres que são mães e trabalham: 35,5% tinham até 10% de funcionárias mães. Entre 11% e 30% de colaboradoras mães foram verificadas em 32,3% das empresas e em quase 10% não havia sequer uma funcionária mãe entre os funcionários.

Leia mais em: https://claudia.abril.com.br/carreira/desigualdade-mercado-trabalho-brasil/