Abrace esta causa: seu imposto de renda pode ajudar crianças, adolescentes, idosos e projetos culturais

Até 30 de abril de 2019, os contribuintes devem enviar sua declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal. O que muita gente não sabe é que pode destinar até 3% do imposto devido para fundos municipais e estaduais, fortalecendo entidades que trabalham com crianças, adolescentes, idosos ou para projetos culturais.

A declaração não traz qualquer ônus ao doador, pois é uma parte do imposto que já seria pago ao Governo Federal, e é feita na própria declaração do IR. O procedimento para fazer a destinação solidária do Imposto de Renda é muito simples. Após preencher a declaração no modelo completo, basta clicar no ícone “resumo” e escolher a opção “doações diretamente na declaração – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”. O programa gerador da declaração já calcula os 3% que serão destinados.

Após finalizar a declaração, o profissional deve imprimir a guia da Declaração de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) e recolher o valor em uma agência bancária até 30 de abril, último dia para a entrega da declaração do IRPF.

O coordenador da Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal do CRCSP, conselheiro José Augusto Picão, lembra que o Conselho tem um trabalho de incentivo e divulgação da destinação solidária do Imposto de Renda.

Ele orienta, caso o contribuinte tenha alguma dúvida sobre a destinação solidária, que busque a orientação de um profissional da contabilidade, que é a pessoa mais capacitada para auxiliá-lo. O profissional da contabilidade também pode incentivar seus clientes, família e amigos a fazer a destinação.

Comissão de Responsabilidade Social e Inclusão de Cidadania Fiscal é composta pelo coordenador José Augusto Picão; pelo vice-coordenador Adriano Gilioli; pelos membros Fernando de Almeida Santos, João Edison Deméo, Mariano Amádio, Manoel do Nascimento Veríssimo e pelos colaboradores Claudio Avelino Mac-Knight Filippi e Gildo Freire de Araújo.